4 Dicas Quentíssimas para Incendiar as Vendas neste Fim de Ano!

“Posso ajudar?”

 

É com essa frase que muitos vendedores abordam os clientes quando estes entram em suas lojas para comprar.

 

Chegamos ao final de mais um ano (graças a Deus!) e junto com o fim de ano vem o momento de maior aquecimento no comércio, com as compras de Natal. É hora de aproveitar todas as oportunidades e não desperdiçar vendas, principalmente por falha no atendimento.

 

1- Evite dizer “posso ajudar”?

 

O problema é que quando os vendedores, atendentes e  balconistas nos dizem: “Posso ajudar?” Quase que automaticamente respondemos “Não obrigado, estou só dando uma olhadinha”.

 

Isso acontece porque os primeiros segundos de uma abordagem são fundamentais e podem abrir ou fechar as portas para as vendas. É como diz o ditado popular, o que começa errado, acaba errado.

 

Mas o que falar então? A vivência nos provou que a melhor maneira de se abordar um cliente quando ele entra em seu estabelecimento para comprar é cumprimentar dizendo com um sorriso sincero no rosto “Muito bom dia, seja bem – vindo!”ou “Muito bom dia, fique a vontade!”

 

Sorria com a alma e não apenas com o rosto, você precisa transpirar simpatia e fazer com que o cliente sinta que realmente gostam dele ali e não apenas desejam seu cartão de crédito

 

2- Não fique igual a uma sombra.

 

Poucas coisas nos irritam tanto quando entramos em uma loja para olhar algum produto e o vendedor ficar grudado em nós. Portanto respeite o espaço e a liberdade, deixe o cliente sentir-se à vontade.

 

3- Fique atento.

 

Não confunda, deixar o cliente à vontade com tratá-lo com descaso. Fique ligado na linguagem corporal do cliente e ao menor sinal de dúvida ou interesse apareça como um raio ao lado dele dizendo, “pois não!” e não se esqueça do sorriso sincero.

 

4- Troque o verbo comprar por usar.

 

O especialista Stefen Schiffman afirma que se torna mais fácil vender quando falamos para o cliente a palavra usar ao invés de comprar, porque a palavra comprar faz o cliente lembrar de o quanto custa o produto ou serviço e a palavra usar leva-o a pensar no benefício, no uso. E é mais fácil vender colocando o benefício em primeiro lugar.

Sucesso e boas vendas!! uhuu!

Artigo publicado na Revista Venda Mais

 

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César Frazão
César Frazão

César Frazão é uma das maiores autoridades brasileiras em prática e cotidiano de vendas.

É consultor de vendas de corporações dos mais diversos segmentos empresariais, profundo estudioso do assunto e um dos palestrantes mais requisitados em técnicas de vendas e motivação de vendedores e representantes.

Autor do Livro “Como Formar, Treinar e Liderar Equipes de Vendas”, eleito pelos assinantes e leitores da revista VendaMais O melhor livro de vendas em 2007, concorrendo com grandes nomes.

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