“Posso ajudar?”
É com essa frase que muitos vendedores abordam os clientes quando estes entram em suas lojas para comprar.
Chegamos ao final de mais um ano (graças a Deus!) e junto com o fim de ano vem o momento de maior aquecimento no comércio, com as compras de Natal. É hora de aproveitar todas as oportunidades e não desperdiçar vendas, principalmente por falha no atendimento.
1- Evite dizer “posso ajudar”?
O problema é que quando os vendedores, atendentes e balconistas nos dizem: “Posso ajudar?” Quase que automaticamente respondemos “Não obrigado, estou só dando uma olhadinha”.
Isso acontece porque os primeiros segundos de uma abordagem são fundamentais e podem abrir ou fechar as portas para as vendas. É como diz o ditado popular, o que começa errado, acaba errado.
Mas o que falar então? A vivência nos provou que a melhor maneira de se abordar um cliente quando ele entra em seu estabelecimento para comprar é cumprimentar dizendo com um sorriso sincero no rosto “Muito bom dia, seja bem – vindo!”ou “Muito bom dia, fique a vontade!”
Sorria com a alma e não apenas com o rosto, você precisa transpirar simpatia e fazer com que o cliente sinta que realmente gostam dele ali e não apenas desejam seu cartão de crédito
2- Não fique igual a uma sombra.
Poucas coisas nos irritam tanto quando entramos em uma loja para olhar algum produto e o vendedor ficar grudado em nós. Portanto respeite o espaço e a liberdade, deixe o cliente sentir-se à vontade.
3- Fique atento.
Não confunda, deixar o cliente à vontade com tratá-lo com descaso. Fique ligado na linguagem corporal do cliente e ao menor sinal de dúvida ou interesse apareça como um raio ao lado dele dizendo, “pois não!” e não se esqueça do sorriso sincero.
4- Troque o verbo comprar por usar.
O especialista Stefen Schiffman afirma que se torna mais fácil vender quando falamos para o cliente a palavra usar ao invés de comprar, porque a palavra comprar faz o cliente lembrar de o quanto custa o produto ou serviço e a palavra usar leva-o a pensar no benefício, no uso. E é mais fácil vender colocando o benefício em primeiro lugar.
Sucesso e boas vendas!! uhuu!
Artigo publicado na Revista Venda Mais