Como Conseguir Tempo para Vender?

É muito comum ouvirmos a expressão “Estou Sem Tempo”, mas isso não é verdade, o tempo é igual para todo mundo. Todos nós (vendedores), sem exceção, temos um dia com 24h. Nem mesmo Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo pode usar toda a sua fortuna para comprar um minuto seu, já pensou nisto?

Você, certamente, já ouviu um vendedor falar que está sem tempo para vender, mas você acha que um vendedor tem menos compromissos e menos tempo que o presidente de um país, ou um grande executivo? Claro que não. A chave do gerenciamento do temposegundo Carvalho, vendedor da Franklin Covey Brasil, a qual é especializada em treinamentos sobre administração do tempo*, é priorizar.

Todos os dias, nós, vendedores, temos muitas coisas a fazer como; relatórios de visitas, e-mails, telefonemas, reuniões, diversos compromissos pessoais e familiares, etc, ops, já ia esquecendo, temos que vender também, não é! Aí está o problema, se não estabelecermos prioridade, é bem provável que “falte tempo” para vender.

De acordo com Heinz Goldmann, que é apontado atualmente como uma das maiores autoridades mundial em vendas, um dos grandes fatores que contribuem para o baixo nível das vendas é que, os vendedores, de um modo geral, passam pouco tempo do seu dia, efetivamente, vendendo, ou seja, falando com quem decide.

Ele defende a idéia que, se os vendedores aumentarem o seu TAV (Tempo Ativo de Vendas), período que passam, efetivamente, falando com os clientes, em pelo menos 10% as vendas naturalmente aumentarão. Portanto devemos nos preocupar em falar com mais clientes e não em vender mais, o aumento das vendas será conseqüência do aumento do número de entrevistas.

 

LIÇÃO DE CASA

Responda as questões abaixo, preferencialmente com sua equipe e seus superiores.

1-   Como posso aumentar meu TAV em 10%?

2-   Como simplificar os processos após a venda?

3-   Quais tarefas eu poderia delegar para aumentar meu TAV?

 

CUIDADO COM OS LADRÕES DE TEMPO!

A tecnologia ajuda a aumentar nossas vendas, mas se não a usarmos bem, o que veio para ser um aliado pode tornar-se um inimigo.

E-mails: Delete os assuntos que não interessam, primeiro responda os importantes, estabeleça horários para verificar a caixa de entrada, assim, evitando passar várias horas do dia, clicando em enviar / receber.

Telefonemas: Você não é obrigado a atender todas as ligações, cheque suas prioridades. Não há mal algum em retornar a ligação mais tarde, desde que realmente as retorne.

Reuniões: Primeiro veja se a reunião é realmente necessária, em caso positivo, prepare uma pauta, com antecedência, para ganhar objetividade e não fuja do foco inicial.

Antigamente se valorizava o vendedor que chegava cedo e saia tarde, hoje o que conta é o resultado. Trabalhar duro e se esforçar não são mais diferenciais, é obrigatório para entrar no jogo das vendas.

Priorize e Boas Vendas!

Artigo publicado na Revista Venda Mais

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César Frazão
César Frazão

César Frazão é uma das maiores autoridades brasileiras em prática e cotidiano de vendas.

É consultor de vendas de corporações dos mais diversos segmentos empresariais, profundo estudioso do assunto e um dos palestrantes mais requisitados em técnicas de vendas e motivação de vendedores e representantes.

Autor do Livro “Como Formar, Treinar e Liderar Equipes de Vendas”, eleito pelos assinantes e leitores da revista VendaMais O melhor livro de vendas em 2007, concorrendo com grandes nomes.

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