Vamos falar sobre técnicas de vendas e esse assunto que é tão importante para você e vendedor ou vendedora. Eu trago aqui de maneira bem objetiva duas técnicas de fechamento para você fechar mais vendas e ganhar mais dinheiro. Vamos lá!
Primeira Técnica:
Vender “desvendendo”. Olha só vender “desvendendo”, ela consiste em você deixar o cliente à vontade, deixar o cliente solto, sem pressão, mas plantar a dúvida, plantar uma sementinha de dúvida para que ele volte e compre com você.
Então quando o cliente falar: “- Vou pensar, me liga amanhã…” “- vou dar uma pesquisada em outra loja, qualquer coisa eu volto…”, “- Eu estou só olhando, depois eu passo aí…”.
Enfim quando o cliente está cogitando de ver outras opções, ele não quer ser pressionado. Então uma boa saída é você vender “desvendendo” falando o seguinte:
– Ok, fique à vontade para procurar outras opções… Aliás, se eu estivesse em seu lugar acho que também faria o mesmo. Mas eu quero lhe dizer uma coisa antes do(a) senhor(a) ir procurar outras opções. O(A) senhor(a) talvez até encontre preços menores por aí a fora, mas ninguém irá cuidar tão bem do(a) senhor(a), quanto a gente vai cuidar aqui na nossa empresa. Porque qualidade é o nosso forte é isso aqui nós temos.
Pronto, você deixou o cliente à vontade, mas plantou uma dúvida. Dizendo que a sua qualidade é melhor do que a dos outros.
Segunda Técnica:
A segunda técnica que eu quero te passar aqui, ela serve muito para clientes detalhistas, analíticos, que fazem comparações, que são muito ligados em tomar decisão pelo lado racional da venda.
A técnica consiste em vantagens em comprar e vantagens em não comprar. Você pode fazer da seguinte forma:
– Pega uma folha em branco, no lado esquerdo você escreve as principais vantagens que o cliente terá em fazer negócio com você. No meio da folha você passa um traço divisório e do lado direito da folha você escreve as vantagens em não comprar.
Veja que eu não estou falando em desvantagem, mas sim, vantagens em não comprar.
A primeira por exemplo, economizará dinheiro. E provavelmente só terá essa, porque esse exercício é uma pegadinha, ele foca nas vantagens.
Se você fizer o exercício direitinho, do lado esquerdo da folha você terá várias vantagens em comprar com você e visualmente do lado direito da folha o cliente terá apenas uma ou duas vantagens em não comprar.
Portanto, matematicamente falando, torna-se claro que é muito mais vantajoso comprar ou fazer negócio com você, do que não comprar.
É um exercício simples, porém altamente poderoso. Porque ele mexe com o visual dos clientes.
Se você gostou compartilhe com seus colegas essa ideia e muitas outras que temos aqui no meu site ou no meu Podcast Show em Vendas com César Frazão.
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Desejo para você e toda sua equipe, boas vendas e muito sucesso!