A busca de novos clientes é muito importante pra todos, tanto para repor os clientes que se perde como para aumentar a carteira de clientes. Não entender como deve ser feita a prospecção adequadamente ou fazê-la de forma errada, além de levar ao prejuízo desmotiva a o vendedor que não agüenta lidar com uma rejeição tão alta assim.
Muitos vendedores ficam enrolando na empresa, mandando e-mails ou fazendo ligações fracas se enganando dizendo para si mesmo que estão trabalhando, mas no fundo sabem que o deveriam estar fazendo era estar na rua buscando novas vendas.
Observo que três tipos de clientes estão muito presentes no dia a dia da gente. São eles:
Primeiro tipo: O bem sucedido
As coisas estão indo bem, os negócios estão prosperando e a vida está boa, este é o mais fácil de vender, porque ele quer ter mais sucesso ainda, tem mente aberta e dinheiro para gastar. Para vender para este tipo você deve argumentar que ele ficará melhor ainda usando seu produto ou serviço do que está hoje. O céu é o limite.
Um software que permitira a ele controlar toda a empresa da piscina da sua casa em Miami ou do seu iate.
Segundo tipo: Com um problema
Essa pessoa sabe que tem algo errado e está a procura de uma solução específica pra resolver este problema. O seu trabalho é mostrar que seu produto resolverá especificamente o problema dela e lhe dará paz de espírito.
Um software que não irá travar mais, e ele não ouvirá mais reclamações de seus funcionários é o que ele quer ouvir.
Terceiro tipo: Satisfeito
Este tipo é difícil vender para ele porque ele está acomodado e não quer passar por stress da mudança. Ele acha que não precisa de seu produto ou serviço, geralmente perde-se muito tempo para tentar convencê-lo isso quando se consegue. Às vezes é melhor deixar ele de lado e partir para busca de um cliente mais interessado.
Quarto tipo: Mal educado ou arrogante
Clientes com nariz empinado que mal trata você vendedor. Este tipo você absolutamente não deve gastar seu tempo com ele. Interrompa educadamente a conversa e vá embora em busca do primeiro ou segundo tipos de clientes.
Existem milhares de clientes e empresas querendo comprar de você, não perca tempo tentando convencer quem não te respeita e não quer comprar. Procure vender para quem quer comprar.
Boas Vendas e Sucesso!