Como uma pessoa desconhecida, em um país preconceituoso conseguiu chegar à presidência dos Estados Unidos? Confira neste artigo os 5 segredos de oratória, não de política, que levaram Barack Obama à presidência dos Estados Unidos.
Pesquisando a vida de Barack Obama, os roteiros dos discursos, assistindo outros vídeos de especialistas eu cheguei a conclusão de que Barack Obama usava algumas técnicas de oratória que coloquei em um capítulo 16 do meu livro “Oratória e Persuasão Sem sufoco: Alcançando grande transformações com o poder da fala” que escrevi junto com meu amigo Franco Júnior e está entre os principais livros de oratória.
Confira o vídeo deste Podcast e se inscreva em meu canal no Youtube
Primeiro Segredo: Palavras, tom de voz e postura corporal
Palavras: Obama sempre usa palavras que dão exemplos concretos, com detalhes e não exemplos abstratos. Como se contasse mini histórias. Por exemplo, invés de falar: “Cresci no interior”. Barack Obama diz: “No interior, quando eu era criança, pastoreava cabras no chão, cheio de pedras, em um sol de mais de 40º…”. Veja a diferença no uso de palavras concretas em discursos.
Como você vendedor pode usar essa técnica? Por exemplo, se você está vendendo um suplemento natural para melhorar a visão dele, uma vitamina. A maneira errada de vender esse produto é falar: “Esse produto é natural e fará à sua vista melhorar”. Essa é uma maneira fria.
Agora se você falar: “Esse produto fará bem a sua visão, temos que clientes que quando usaram esse produto passaram a enxergar melhor, ver o sol com mais clareza, conseguem ver as plantas com mais detalhes, puderam enxergar melhor seus netinhos, distinguem mais as cores, podem assistir televisão com mais qualidade, puderam voltar a ler… tudo isso com esse produto natural”.
Veja só a diferença de usar as palavras corretas colocando vida na fala.
Tom de voz: Obama fazia muito em seus discursos uma variação de volume em seu tom de voz, não era uma atividade monótona assistir a um discursos de Obama. Ele alternava volume alto com volume baixo.
Quando ele queria dar ênfase a uma palavra ele aumentava o tom de voz, por exemplo: “PESSOAL, JUNTOS VAMOS CONSEGUIR LEVANTAR ESSE PAÍS E DEIXÁ-LO MELHOR PARA VIVER.”
Quando ele queria chamar a atenção das pessoas, uma técnica que ele usava era falar baixo, por exemplo: olha meus amigos, nós estamos com um grave problema de segurança nacional e o que vamos fazer a esse respeito? PORQUE NÓS PRECISAMOS TORNAR ESSE PAÍS MAIS SEGURO. Entenderam o impacto dessa variação?
Faça isso você vendedor, vendedora em uma negociação. Os gerentes podem utilizar para chamar atenção dos funcionários. Essa técnica pode ser usada em reuniões, para dar aula, qualquer comunicação com clientes.
Outra técnica de tom de voz é falar a palavra separada por sílabas. Quando você quer destacar algo você separa isso por sílabas, por exemplo: “O meu produto tem uma grande ga-ran-ti-a”. Falando a palavra de maneira separada ela ganha ênfase, ela ganha força.
Postura corporal: Outro grande segredo. Experimente falar com o ombro caído e com a cabeça baixa, dessa forma não passará confiança. Agora experimente falar com o peito cheio e cabeça erguida, não em tom de arrogância, dessa forma você passará uma aparência firme, passa segurança.
Segundo Segredo: Mensagem forte!
Um discurso vazio por mais técnica que haja na fala, ainda será um discurso vazio. O público não é mais bobo hoje em dia, embase seu discurso em fatos, argumentos, provas e evidências. Não é a quantidade de tempo que vale, é a força da mensagem que vale.
Não adianta você usar as técnicas que mostrei acima se a mensagem é fraca, vazia. Uma mensagem forte, embasada, com fatos científicos, com números, com dados… os números governam o mundo. O cliente pode até não concordar com você, mas não pode discordar de um fato verdadeiro. Coloque em seu discurso uma mensagem forte, com fatos reais, depoimentos verdadeiros de clientes satisfeitos, números que os cliente não podem contestar.
Essa parte é uma preparação para a venda. Antes de vender você deve se preparar, pesquisar o mercado, buscar informações para deixar sua mensagem forte.
Em minha opinião sua mensagem deve ter: Uma oferta sensacional, uma promessa forte ou um benefício único.
Terceiro Segredo: Em / para / com / como
Esse segredo me surpreendeu quando descobri. Os oradores amadores falam “em”, por exemplo: Em tal lugar eu fiz tal coisa, em tal situação aconteceu isso, em tal ocasião meu produto faz isso.
Os oradores normais, a grande maioria, dizem “para”. Por exemplo: “Para você vender mais, faça isso”. “Para você emagrecer faça isso etc.” Os oradores normais dizem o que os outros tem que fazer.
Obama era diferente, um orador especial no mais alto nível. Ele usava os termos “com” ou “como”. Por exemplo: “Com você, juntos, faremos um país melhor”. “Como você sabe, acordar pela manhã e não ter um emprego não é fácil, mas estarei junto com você para melhorar isso”. Dessa forma ele se colocava em uma posição de parceiro, de caminhar junto, de estar junto.
Quarto Segredo: Linguagem diferente para cada público
Essa técnica é difícil até para mim que estou a anos como palestrante trabalhando com público. Falar em linguagens diferentes é você conseguir falar para o auditivo, para o visual e para o sinestésico ao mesmo tempo na mesma plateia.
Se eu for dar uma palestra para um público de duas mil pessoas, terá pessoas que se baseiam pela audição, terá pessoas visuais e terá pessoas sinestésicas que gostam de sentir, tocar, provar. Eu na minha condição de palestrante, tenho que atingir os três tipos de públicos quando vou ensinar ou dar exemplos, Obama era um mestre nessa técnica.
Obama falava: Ouça bem você ai que está me vendo (auditivo). Veja onde nós vamos chegar (visual), você vai sentir a diferença nos próximos meses (sinestésico). Nessa frase ele conseguiu atingir as três linguagens.
Nesse messe meu livro “Oratória e Persuasão Sem Sufoco“, falamos mais sobre estilos de comunicação no capítulo 19. Esse capítulo foi escrito pelo Franco Junior, um dos maiores palestrantes de oratória do Brasil, que convidei para participar desse projeto comigo.
Quinto Segrego: Paixão autentica
Como uma pessoa que ninguém conhecia se tornou presidente em 4 anos? Encontre o que acende a chama em sua fala e use essa força. Qual a sua paixão, pelo que você luta, pelo que você ficaria bravo, o que despertaria sua ira? Transforme isso em algo positivo e coloque em sua oratória.
Uma paixão autentica pelo que você está vendendo. Acredite no seu produto, acredite no seu serviço, fale com vontade, fale com força, fale com paixão.
Paixão já é algo forte, autentica deixa ela mais forte ainda. O vendedor, a vendedora, o gerente, o professor, o empresário que tem uma paixão no que está vendendo, de maneira autentica, está dizendo algo do coração, do fundo da alma. Dessa forma você convence as pessoas. Não tem como discordar de uma pessoa que está falando a verdade de maneira autentica, uma coisa boa. Dessa forma você consegue fazer uma boa reunião de vendas, um bom treinamento, uma boa aula.
Treinamento Intensivo de Vendas
Quer que eu treine sua equipe de vendas? Conheça o Treinamento Intensivo de Vendas, uma treinamento online e ao vivo onde irei ajudar sua equipe aumentar as vendas.
Você pode assinar gratuitamente o Podcast Show em Vendas com César Frazão na sua plataforma de Podcast favorita: DEEZER, SPOTIFY, APPLE, SOUNDCLOUND OU RADIOPUBLIC,
Ouça o Podcast Show em Vendas: