O que é FUNIL DE VENDAS

Vamos falar sobre o equilíbrio para o sucesso nas vendas.

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Provavelmente você já ouviu falar sobre funil de vendas, mas você sabe o que é funil de vendas?

Recentemente visitei uma empresa que tinha uma estratégia muito interessante, o vendedor tinha que fazer 200 ligações, para falar em média com 20 pessoas e conseguir fechar 2 vendas. Essa é uma média, por isso chamávamos antes de “lei das médias”.

Agora fica fácil visualizar um funil, a parte de cima é a maior e vai diminuindo, afunilando até chegar no final. Na parte de cima desse funil estão as 200 ligações, no meio do funil estão as 20 pessoas que o vendedor conseguiu falar e no final do funil está os 2 fechamentos de venda.

Não importa se esse número é alto ou baixo, se esse número está bom ou ruim, para isso depende da estratégia da empresa, da capacitação do vendedor, do treinamento, da motivação, da concorrência e de uma série de fatores.

Por exemplo: eu posso treinar um vendedor para aumentar a conversão dele em 20% no número das vendas. Para isso o funil ficaria assim: 200 ligações, conversar com 20 pessoas e fechar 4 vendas.

Com treinamentos de vendas, a empresa consegue melhorar sua performance, mas o detalhe mais importante neste caso que contei agora, é que a empresa identificou qual é a média que serve para o negócio dela.

Analise no seu negócio e descubra sua média de vendas. Você precisa falar com quantos clientes para realizar uma venda?

Você que é líder de equipe de vendas, como está a média de vendas dos seus vendedores?

Um erro muito comum é os vendedores terem metas de vendas e não terem metas de ligações, de visitas e contatos. A venda é consequência do contato com o cliente.

Espero que tenham gostado dessa dica, pessoal!

Muito sucesso e boas vendas.

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César Frazão

César Frazão é uma das maiores autoridades brasileiras em prática e cotidiano de vendas.

É consultor de vendas de corporações dos mais diversos segmentos empresariais, profundo estudioso do assunto e um dos palestrantes mais requisitados em técnicas de vendas e motivação de vendedores e representantes.

Autor do Livro “Como Formar, Treinar e Liderar Equipes de Vendas”, eleito pelos assinantes e leitores da revista VendaMais O melhor livro de vendas em 2007, concorrendo com grandes nomes.

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