Provavelmente você já conhece a Regra de Ouro. mas, e a Regra de Diamante, você conhece? Sabe como aplicá-la em vendas? Entenda neste episódio com o especialista em vendas César Frazão.
Você já treinou sua equipe hoje? Seus vendedores estão se sentindo confiantes neste período que estamos enfrentando? Temos a solução ideal para aumentar a performance de vendas da sua equipe, conheça o Treinamento Intensivo de Vendas.
Ouça o Podcast Show em Vendas:
Como usar a Regra de Diamante em Vendas
Olá pessoal de vendas, tudo bem?
Você já ouviu falar da regra de ouro? Provavelmente já ouviu sim, talvez não conheça por esse nome, mas ela é bem famosa. A regra de ouro diz o seguinte: Trate os outros, como você gostaria de ser tratado.
Fomos educados dessa forma, né? Se você quer que os carros parem na faixa de pedestre para você atravessar, você também tem que parar na faixa de pedestre. Se você quer ser tratado honestamente, tem que ser honesto nas suas contas. Se você quer gentileza e educação, tem que tratar os outros com gentileza e educação.
Isso não é nada de errado, é uma regra muito famosa, chama de regra de ouro nos relacionamentos e na venda, mas como quase tudo na vida, as coisas evoluem e hoje conhecemos uma regra que evoluiu, chama de regra de diamante.
Inscreva-se em meu canal no Youtube o podcast e muitos outros conteúdos sobre Vendas:
Trate os outros como ELES gostariam de ser tratados
A regra de diamante diz o seguinte: trate os outros como eles gostariam de ser tratados. Vamos comparar. Regra de ouro: trate os outros como você gostaria de ser tratado. Regra diamante: trate os outros como eles gostariam de ser tratados.
Aplicando isso em vendas, é muito poderoso. Como eu tenho que tratar meu cliente? não é da maneira como eu prefiro, como eu escolho. É da maneira que ele prefere, que ele escolhe ser tratado, atendido e negociado. Por exemplo, eu prefiro mandar um áudio para meu cliente, mas será que meu cliente gosta de áudio ou prefere texto? Eu prefiro mandar um e-mail. Será que meu cliente prefere resolver mais rapidamente por um simples “ok” por áudio?
Ah eu gosto de conversar com as pessoas, de dar atenção, de ser bastante simpático, atencioso. Mas gente, será que seu cliente não é uma pessoa objetiva, que não gosta de falar nada de vida pessoal, que não tem tempo a perder e quer direto ao ponto?
Ou o contrário, quem sabe, você é o vendedor ou vendedora objetivo, objetiva, dominante, obcecado por metas, por resultados e quando você vai a uma reunião ou vai conversar com o cliente, você vai direto ao ponto querendo fechar vendas e seu cliente é uma pessoa paciente que quer conversar, que quer atenção, quer relacionamento, falar da vida pessoal, de outros assuntos, pra só depois de meia hora entrar no assunto principal que é a venda?
Observe o comportamento de seu cliente
Então isso que a regra diamante nos ensinou. Fique atento aos canais de comunicação, as dicas que seu cliente passa para você. Como ele gosta de ser tratado? É uma pessoa mais sistemática, que gosta de detalhes. É uma pessoa mais emotiva, se preocupa mais com o macro e não com os detalhes.
Então, fica a dica! Trate as pessoas como elas gostariam de ser tratadas. Eu tenho certeza que se você começar a observar mais as pessoas, seus clientes, seus colegas de trabalho, seus chefes, seus familiares, amigos e vizinhos, você será uma pessoa muito mais bem vista, de ótimos relacionamentos e terá muito mais facilidade para atingir todos os seus objetivos.
Muito obrigado, boas vendas e sucesso para vocês, vendedores!
Já ouviu falar no Treinamento Intensivo de Vendas? Um treinamento ao vivo 100% online, onde treino e capacito sua equipe de vendas. Faça a cotação para ter eu treinando sua equipe de vendas.
Você pode assinar gratuitamente o Podcast Show em Vendas com César Frazão na sua plataforma de Podcast favorita: DEEZER, SPOTIFY, SOUNDCLOUND OU RADIOPUBLIC