Os Tipos de Clientes e Como Atendê-los ANALÍTICO

Neste episódio vamos conhecer o perfil do cliente ANALÍTICO e saber como devemos atendê-lo para ter sucesso na venda.

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Olá pessoal de vendas. Conforme combinamos, hoje falaremos sobre o 3º tipo de cliente.

O terceiro tipo de cliente que você encontra é o que chamamos de Cliente Analítico (ou sistemático). Esse é um cliente que gosta muito de números, gráficos, planilhas. Ele é muito atento a detalhes, fórmulas químicas ou composições por exemplo.

Estude seu Produto

Esse tipo de cliente é o que sempre pergunta “como”. Como é feito isso, como você chegou nesse preço, como é a composição desse produto. O cliente analítico ele investiga a venda, quer saber detalhes, é um cliente que para vender pra ele, você vendedor (a) tem que ser especialista.

Precisa estudar muito bem seu produto, porque se você não souber responder, você não vende. Muitas vezes o cliente analítico sabe mais que o próprio vendedor, porque ele estuda, então requer um alto nível de vendedor para vender a ele.

Para confirmar que o que você está vendendo é bom, comprove com dados e números e isso te ajudará na venda.

Ele gosta de:

  • Planilhas;
  • Gráficos;
  • Tabelas;
  • Números.

Transforme palavras em números.

O que ele odeia:

  • Desorganização.

Ele é muito organizado e não suporta ser atendido por uma pessoa desorganizada.

Confira os outros 3 tipos de clientes:

1° Tipo de Cliente – Cliente Extrovertido

2° Tipo de Cliente – Cliente Paciente

4° Tipo de Cliente- Cliente Dominante

Gente lembrem-se, não é porque este cliente é analítico que ele é chato, as vezes o vendedor acha esse cliente chato, mas é porque o vendedor não está capacitado para vender a ele. Ele é detalhista e gosta de tudo organizado.

Adapte-se a ele que você ganhará muito dinheiro com este cliente.

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César Frazão

César Frazão é uma das maiores autoridades brasileiras em prática e cotidiano de vendas.

É consultor de vendas de corporações dos mais diversos segmentos empresariais, profundo estudioso do assunto e um dos palestrantes mais requisitados em técnicas de vendas e motivação de vendedores e representantes.

Autor do Livro “Como Formar, Treinar e Liderar Equipes de Vendas”, eleito pelos assinantes e leitores da revista VendaMais O melhor livro de vendas em 2007, concorrendo com grandes nomes.

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