Nada mais frustrante para um gerente de vendas do que criar uma campanha de vendas, dar aquela festa no lançamento, com direito a show de humor, pizzas e comunicar a todos os departamentos da empresa… Depois de algumas semanas, tudo caiu no esquecimento, os vendedores não se motivaram com os prêmios por parecerem inatingíveis e ainda ouvir comentários, malvados do tipo “Eu já sabia! ” ou ainda “Gastou dinheiro à toa”.
Estabelecer uma meta de vendas corretamente e uma premiação adequada é mais complexo do que maioria dos gerentes imagina. Muitos simplesmente jogam uma % de crescimento, deixando de analisar fatos importantes como:
- Market Share*
- Os canais de vendas
- O fluxo de caixa desejável no período (vender é uma coisa, receber é outra!)
- A % de novos clientes (prospecção)
- As diferentes opções para premiação. (Aqui mesmo no meu site você encontrará vários artigos e ideias para motivar equipes de vendas).
- A curva ABC de clientes x Potencial de consumo do mercado**
Tenho visto por aí acontecer dois erros com frequência:
• Erro: Estabelecer metas altas desanimando os vendedores
Claro que não irá funcionar, no exemplo abaixo, nem mesmo a Maria que é a melhor vendedora está perto de chegar.
VENDEDOR | VENDEU | META |
1º Maria | 4.300 | 10.000 |
2º João | 3.100 | 10.000 |
3º Fábio | 2.700 | 10.000 |
4º Marta | 2.400 | 10.000 |
5º Kleber | 2.050 | 10.000 |
6º Eliana | 1.400 | 10.000 |
7º Elis | 1.200 | 10.000 |
8º Marcos | 500 | 10.000 |
9º André | 2.400 | 10.000 |
10º Toni | 1.500 | 10.000 |
• Colocar prêmio só para o primeiro lugar
Também não irá funcionar porque somente a Maria e o João irão atrás para ganhar o prêmio. E o gerente perdeu a maior parte da força de vendas.
VENDEDOR | VENDEU | META |
1º Maria | 9.300 | 10.000 |
2º João | 9.100 | 10.000 |
3º Fábio | 7.700 | 10.000 |
4º Marta | 7.400 | 10.000 |
5º Kleber | 7.050 | 10.000 |
6º Eliana | 6.400 | 10.000 |
7º Elis | 4.200 | 10.000 |
8º Marcos | 3.500 | 10.000 |
9º André | 2.400 | 10.000 |
10º Toni | 1.500 | 10.000 |
Mas se o problema já aconteceu, não adianta lamentar e se desesperar. Calma! Você ainda pode recuperar a motivação e a campanha de incentivo de três maneiras:
PRIMEIRO – Dar novo ânimo
Lembro-me como se fosse hoje. Eu ainda era vendedor de anúncios nas listas telefônicas, estávamos numa campanha de vendas de final de ano, faltava pouco mais de 20 dias para o término e estávamos todos desmotivados e muito longe da meta e dos prêmios em questão.
Nosso gerente Paulo Manieri, nos reuniu e passamos um dia inteiro em treinamento, revendo e aprimorando nossas argumentações e estratégias de vendas. A partir daquele dia começamos a virada e sem baixar a meta atingimos e fomos felizes! Às vezes o problema não é a meta, mas a falta de preparo e treinamento.
SEGUNDO – Agora é tudo ou nada! Uh! Uh!
Nessa ocasião eu já era gerente de vendas em outra empresa, onde estipulamos metas e prêmios arrojados para a campanha de vendas do final de ano. Apesar dos excelentes prêmios em questão o resultado após algumas semanas estava desesperador, de tirar o sono.
Demos um passo para trás, reconhecemos perante a equipe o erro e puxamos a metas para baixo tornando-as factíveis. Com o ânimo da equipe renovado, fomos para o tudo o u nada! E os resultados forma ótimos, recuperamos o tempo perdido e atingimos um ótimo resultado na campanha com os vendedores e a empresa satisfeitos.
O importante neste caso é deixar claro que se trata de uma ação isolada e não viciar os vendedores em baixar a meta.
TERCEIRO – Criar nova mini campanha
Outra opção boa é dividir sua equipe em novas categorias do tipo: do 1º e 2º, do 3º ao 5º, do 6º ao 8º. Assim todos terão chances de disputarem algo e manterem-se motivados.
Mesmo que os prêmios em jogo na disputa entre os 6º ao 8º lugar, sejam de menor valor do que o prêmio do 1º colocado. Ainda assim estes terão um motivo extra para se levantarem da cama pela manhã e se dedicarem as vendas. E é justamente essa força que faz falta no resultado final de vendas.
Em vendas, nunca é tarde demais para mudar a estratégia e ir atrás das vendas.
Boas Vendas e Sucesso!
*Market Share = Fatia de mercado, sempre é conveniente analisar onde se está e onde se quer chegar. Qual fatia do mercado você tem e qual gostaria de ter
**É imperdível o artigo de Marcos Panzzini publicado na revista Venda Mais Ed. 181 de Maio de 2009.
Uma resposta
Boa noite , maravilhosos , adorei o ensinamento …