Vida de vendedor – 2 lições que aprendi na vida das vendas!

Foram muitas as histórias vividas nesses anos de vendas, mas duas delas me deram um importante aprendizado e quero compartilhar com você meu amigo(a) vendedor(a):
1º – O CARA DE PAU
Há alguns anos atrás eu era vendedor de anúncios em listas telefônicas, na ocasião meu trabalho era oferecer espaços publicitários para as empresas divulgarem seus produtos e serviços.
Estava em uma campanha “porta a porta” na região central da cidade de São Paulo, em um calor infernal quando toquei a campainha de um empresa… A porta da recepção se abre e um senhor alto e carrancudo abre a porta, mal comecei a me apresentar e dizer o motivo da minha visita quando ele grosseiramente me interrompeu e disse “Não tenho interesse” e bateu a porta em minha cara.
Saí meio desnorteado e chateado por ter sido tratado como um cachorro vira-lata e também meio desanimado, pois já estava há alguns dias sem vender, mas continuei meu trabalho. Dobrei a esquina, andei uns cinqüenta metros e avistei uma outra fachada de empresa, novamente, toquei a campainha e após alguns segundos para minha surpresa quem é que abre a porta? … aquele mesmo senhor carrancudo e mal educado.
Mas desta vez, antes que ele falasse algo, eu fui mais rápido e disse “Ainda bem que o senhor veio abrir esta porta para mim, porque acabei de ser atendido lá atrás por um senhor mal humorado que dava dó”. E nesse instante algo mágico aconteceu, ele abriu um pequeno e discreto sorriso, deu um passo para trás acenando com a cabeça para que eu entrasse e ali fiz uma das maiores vendas daquele ano.
Até hoje mantenho contato com esse cliente que acabou virando amigo.
Moral da história: Nunca desista do seu objetivo por mais obstáculos que tenha. Vender não é fácil, mas se você se dedicar de verdade e acreditar em você, sem assumir uma postura de derrotado, vencerá!
2º – CALA A BOCA!
Essa história me rendeu uma das mais importantes lições sobre vendas e pode ter certeza que este é um dos erros mais comum que hoje vejo acontecer em vendas.
Estava eu em frente a um cliente negociando a venda de uma grande quantidade de perfumes femininos. Tudo corria bem e a venda estava praticamente fechada.
Mas como todo “bom” vendedor inexperiente, fui picado pelo bichinho do fala mais, e ao invés de concluir a venda que já estava garantida, o tonto aqui começou a apresentar uma nova linha de produtos que também seria boa, etc, etc, etc.
O resultado foi que o cliente se interessou por essa nova linha e como se tratava de um investimento maior resolveu pensar com mais calma e pediu que eu voltasse outro dia. Tentei insistir que ele ficasse pelo menos com o que já havia concordado, mas era tarde demais, pois ele já havia despertado o interesse pela nova linha também.
Você pode estar pensando: “Qual o problema? Uns dias a mais não farão diferença. Se for uma venda de maior valor vale a pena esperar.”
Tem razão. O problema é que nesse meio tempo muita coisa pode mudar, e foi o que aconteceu, ele teve uma grande inadimplência e acabou não comprando nada.
Moral da história: Perdi a venda, mas ganhei uma grande lição. Saber fechar a venda no momento certo e não deixar passar o ponto. Já dizia a dito popular: Quem tudo quer nada têm!
E você meu amigo e minha amiga vendedora, já teve alguma situação difícil na sua carreira que você acabou tirando alguma lição? Compartilhe com a gente aqui.
Bom dia, boas vendas e sucesso! uhuuu!
Artigo publicado originalmente na Revista Venda Mais.

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César Frazão

César Frazão é uma das maiores autoridades brasileiras em prática e cotidiano de vendas.

É consultor de vendas de corporações dos mais diversos segmentos empresariais, profundo estudioso do assunto e um dos palestrantes mais requisitados em técnicas de vendas e motivação de vendedores e representantes.

Autor do Livro “Como Formar, Treinar e Liderar Equipes de Vendas”, eleito pelos assinantes e leitores da revista VendaMais O melhor livro de vendas em 2007, concorrendo com grandes nomes.

Uma resposta

  1. Sou Consultor (treinador) para formar novos vendedores de Planos Funerários em todo país.
    Tenho cursos direcionados a formação de futuros profissionais no setor funerário.

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